quinta-feira, março 28, 2013

Estradas de Portugal destrói plátanos de Colares

Fotografia de Pedro Macieira

Há umas décadas, a Junta Autónoma das Estradas plantou milhares de árvores ao longo de muitas estradas nacionais, criando maravilhosos túneis arbóreos de elevado valor paisagístico e patrimonial. Como neste caso, em Colares, no concelho de Sintra.
Hoje em dia, a sua sucessora, a Estradas de Portugal, destrói esse mesmo património. Resta saber se o continuará a fazer, de forma impune, perante o silêncio cúmplice de (quase) todos. Saúde-se a coragem dos que não abdicam de lutar contra este desfecho, como é o caso do Pedro Macieira, do blogue Rio das Maçãs.

P.S. - A Árvores de Portugal tem procurado ao longo dos últimos anos, em conjunto com outras associações, salvar os plátanos centenários da freguesia de Colares. No entanto, perante as podas que estão a ser perpetradas a mando da Estradas de Portugal (EP), torna-se evidente que o final deste filme há muito estava escrito e que todas as explicações dadas no passado pela EP mais não foram do que uma cortina de fumo criada com o intuito de iludir as pessoas e prepará-las para este desfecho.

Sem comentários: