domingo, setembro 30, 2012

Uma capital para as árvores?

Guimarães

Como é do conhecimento público, a cidade de Guimarães ostenta, no presente ano, o título de Capital Europeia da Cultura.

Dei comigo a pensar se faria sentido a existência de uma iniciativa, a uma escala menor e com menos recursos envolvidos, que pudesse celebrar a árvore no espaço europeu. Uma iniciativa que aliasse um programa cultural a um conjunto de conferências e seminários técnicos sobre o papel da árvore na cidade.
Uma iniciativa deste género poderia servir, igualmente, para premiar e divulgar as cidades europeias com melhores práticas no que concerne à criação de espaços verdes, arborização das ruas e sua manutenção.

Houve uma tentativa, em 2007, de criar uma iniciativa deste género, na cidade espanhola de Valência, por iniciativa da Asociación Española de Arboricultura, com o apoio do European Arboricultural Council.
Desconheço o sucesso desta iniciativa que, tanto quanto é do meu conhecimento, não teve continuidade.

Contudo, apesar deste aparente insucesso, acredito que uma iniciativa deste género, mesmo que enquadrada noutras já existentes (caso da European Green Capital), poderia contribuir para sublinhar o papel das árvores nas cidades e a importância da correta manutenção desse património natural e paisagístico.

(Texto publicado originalmente no blogue da Árvores de Portugal.)

Sem comentários: