quarta-feira, março 14, 2012

"A sombra verde" por Fernando Alves

Castanheiro de Guilhafonso (Guarda) - Verão de 2007

O Sinais, do Fernando Alves, na TSF, falou hoje no castanheiro de Guilhafonso. Pegando nas palavras de Torga, quando falava do velho negrilho de S. Martinho de Anta, Fernando Alves conseguiu dizer o que eu quis e não soube, sobre este magnífico castanheiro.

Um poeta tem a capacidade de nos arrancar à vulgaridade dos dias. Assim é uma árvore monumental, um poeta capaz de marcar a vida de todos os que o viram desenhar a paisagem do sítio onde nasceram, do lugar a que pertencem.

Com caramba, não se pode deixar partir uma árvore com séculos, um poeta dos nossos dias e das nossas horas, sem dar luta! No dia 24 de março, demonstrem que somos pessoas para quem preservar a sua identidade, ainda é uma causa que vale a pena.

Quando perdermos a nossa paisagem, perderemos os nossos referenciais pessoais, os mesmos que fizerem de nós aquilo que somos hoje. Quando perdermos a nossa paisagem, perderemos tudo...



De seguida, o texto, na íntegra, da crónica de Fernando Alves:

"Este blogue dá uma sombra boa. Este blogue dá sombra tal como um certo negrilho dá sombra ao busto do Torga. O Torga considerava que esse negrilho era o único poeta da terra onde nascera.

Há dias, este blogue, "A Sombra Verde", reeditou uma fotografia de 2007, a fotografia do castanheiro de Guilhafonso. Tal como o negrilho do Torga, aquele castanheiro é o maior poeta, talvez o único, de Guilhafonso. O castanheiro de Guilhafonso é uma árvore majestosa, sentada na paisagem, com os seus ramos largos como asas de uma águia imponente que tenha desistido de voar mas não de guardar os caminhos da Guarda.
O blogue A Sombra Verde veio avisar, no fim de Fevereiro, que está a ser preparada uma caminhada em defesa do castanheiro de Guilhafonso. A caminhada está marcada para 24 de Março, é já deste sábado a oito. As inscrições podem ser feitas no núcleo regional da Quercus, na Guarda. Outras instituições, como a Árvores de Portugal e a Associação Transumância e Natureza, apoiam a iniciativa. Uma caminhada. Em defesa de uma árvore secular. Será notícia no Telejornal?
O aviso d'A Sombra Verde já ecoou entre os amigos das árvores. Alguém foi à caixa de comentários do blogue e avisou que a Câmara da Guarda vai garantir a conservação do castanheiro e da área envolvente.
Senhores, estamos a falar do maior castanheiro da Europa. Tem mais de 400 anos. 19 metros de altura, diâmetro de copa de 26 metros.
É por isso que, ao chamar-me para a caminhada de dia 24, este blogue espalha sobre a minha mesa uma sombra que me chama para dentro de um poema de António Ramos Rosa. O poema fala de um homem que esperou/ à sombra de uma árvore/ mudar a direcção/ ao seu pobre destino." 

Ouvir a crónica na voz do Fernando Alves (aqui).


4 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Ora cá está a prova de que lutar vale sempre a pena!
As palavras simples mas verdadeiras e sinceras podem ecoar longe.
Cumprimentos.

Juliana Pereira Rodrigues disse...

Gostaria de mais detalhes do que está ocorrendo com o Castanheiro de Guilhafonso. Pretendem construir algo próximo a ela? Pensaram em arrancar ou mutilar esta árvore?

Está árvore está fortemente ligada a história da minha família, ao local onde nasceu meu bisavô e sob seus galhos e sombras brincou quando criança, antes de vir ao Brasil.

Posso daqui do Brasil prestar alguma ajuda para proteger esta árvore tão especial??

Até mais breve

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Juliana,

Este castanheiro está protegido por lei, como se fosse um monumento, não pode ser cortado ou podado sem autorização; além disso, qualquer construção na sua proximidade teria que ser autorizada.

O problema com este castanheiro de vários séculos é que ele está com problemas fitossanitários, ou seja, está doente.

O que lhe posso dizer é que, neste momento, estão a ser feitos estudos para determinar o que pode ser feito para salvar esta árvore monumental.

Obrigado pelo seu interesse e pela partilha dessa história do seu bisavô.

greentea disse...

não estive lá porque estava em Sintra, mas vou divulgar, como falei dele em tempos !!