segunda-feira, junho 30, 2008

Perdidos em busca de uma azinheira

Azinheira (Quercus rotundifolia Lam.) - nas imediações do Monte das Pias, junto ao Pulo do Lobo (Mértola)


Encontrar uma azinheira no Alentejo, não possuindo informações muito precisas, pode ser uma experiência semelhante à de encontrar uma agulha num palheiro.

Foi essa a sensação vivida em Setembro passado, para encontrar a azinheira do Monte Barbeiro, no concelho de Mértola.
Curiosamente, voltámos a sentir algo semelhante há cerca de um mês, para encontrar uma outra azinheira monumental, situada igualmente no concelho de Mértola.

Desta vez, o objectivo era localizar a azinheira classificada da Herdade das Pias, situada entre Amendoeira da Serra e o Monte das Pias, bem perto do Pulo do Lobo (famoso troço do rio Guadiana).

Apesar das informações recolhidas no Turismo de Mértola e junto de alguns naturais da aldeia de Amendoeira da Serra, os dados que obtivemos sobre a localização da referida árvore não foram tão precisos quanto era desejado.

E após uma hora a percorrer o terreno que mais nos pareceu corresponder à descrição que nos tinha sido dada, a única azinheira digna de registo que encontrámos foi o exemplar retratado na imagem acima.

Trata-se de uma azinheira com dimensões acima da média, mas poderá ser esta a árvore com 500 anos de idade e classificada há 10 anos? Tendo em conta o estado de degradação da árvore, o nosso sincero desejo é que estejamos enganados!

Apesar de estarmos a efectuar alguns contactos com vista a confirmar se esta é a referida azinheira classificada, aceitamos de bom grado o auxílio de algum leitor que conheça esta árvore.

Para além da fotografia anterior, deixo ainda uma ligação para uma imagem do Wikimapia, para auxiliar na localização desta azinheira (nota: repare-se que nesta imagem de satélite, a árvore apresentava ainda uma copa relativamente compacta).

Sem comentários: