segunda-feira, abril 14, 2008

Mais um Domingo de grandes árvores










O dia de ontem foi mais uma jornada em cheio para mim, para o Miguel e para o nosso projecto Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo.

Fomos visitar uma impressionante oliveira em Lagoa (um dos poucos exemplares classificados desta espécie no Algarve) e, ainda nesta cidade algarvia, fomos conhecer um conjunto de outras oliveiras monumentais que merecem ser conhecidas e preservadas.

Mas o dia ficou marcado por uma descoberta inesperada, provando que mesmo depois de já termos passado num determinado local várias vezes, ainda conseguimos descobrir árvores monumentais. E que árvore...Um dos maiores e mais antigos pinheiros-mansos do Algarve!

São árvores para ficarem a conhecer nas próximas semanas aqui na Sombra e no Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo.


Por último, este fim-de-semana marcou ainda a nossa "estreia" em feiras sectoriais para divulgar o nosso projecto de catalogação das árvores monumentais do Sul de Portugal. A estreia deu-se na Feira "Ruralidades Silves 2008".
Tratou-se de uma presença simbólica, através de alguns cartazes e cartões de visitas que colocámos em alguns stands que, gentilmente, acederam a publicitar a nossa iniciativa. Desta forma, gostaríamos de agradecer publicamente à Associação Viver Serra, à Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste e ainda à dona Ana do Restaurante Natural Com Vida.

Apesar de não temos qualquer apoio financeiro que nos permita ter um stand próprio neste tipo de iniciativas, vamos continuar a marcar presença em futuras feiras, ainda que de forma simbólica, pois acreditamos que é um investimento que pode resultar na descoberta de mais árvores monumentais.

A nossa próxima aposta será na Ovibeja.

Sem comentários: