sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Será uma oliveira monumental uma árvore perigosa?

Oliveira (Olea europaea L.) - Purgatório (Albufeira)

No livro "Árvores Monumentais de Portugal" do Ernesto Goes vem referida uma enorme oliveira, com um perímetro de tronco de quase 7 metros, situada perto da localidade de Purgatório, entre Ferreiras e Paderne (concelho de Albufeira).

Eu e o Miguel temos razões para acreditar que se trata deste magnífico exemplar retratado na fotografia que acompanha este texto. No entanto, a estarmos equivocados, tal seria ainda melhor, pois significaria que existiam duas oliveiras monumentais nesta localidade.

Tentámos contactar o proprietário para confirmar esta situação e também para averiguar se este pretende cortar os rebentamentos na base do tronco, que o ocultam por completo, e nos impediram de efectuar as medições pretendidas.

Em relação a esta última situação confesso que tenho algum receio, pois temo que o proprietário mande cortar não apenas esses rebentamentos mas que ordene uma "poda radical" que lhe mutile a copa.

Iremos em breve tentar contactar novamente o proprietário do terreno e tentar sensibilizá-lo para a preservação desta fabulosa oliveira.



P.S. - Algumas notícias sobre árvores:

- A empresa Bayer Portugal, através da Campanha de Reflorestação Bayer "Plantar Árvores, Semear o Futuro!", vai plantar as últimas árvores, no próximo dia 12 de Março, na Tapada de Mafra.

- Pará lança programa para salvar árvores da Amazónia.

- "Árvores perigosas" no Bombarral! A vereadora Susana Manco afirma ter identificado vários destes "casos" em diferentes pontos do concelho. Ao que eu questiono: "Quais são as credenciais técnicas em arboricultura da Senhora vereadora?"

Para quem não se recorda do tratamento dado no Bombarral às ditas "árvores perigosas", fica aqui a ligação.


Sem comentários: