sexta-feira, fevereiro 22, 2008

"Beatriz e o plátano"

Covilhã (Canhoso)


"Para Beatriz aquela árvore fazia parte da sua vida, tal como um bom amigo (...) Uma vez o pai chegou mesmo a dizer: "Parece que a Beatriz deitou raízes naquela árvore!"
Pensando bem, era um dito cheio de significação, pois é verdade que nos enraizamos em tudo aquilo de que gostamos, nas criaturas e nas coisas; e é isso que dá sentido à nossa vida."


Este excerto pertence ao livro "Beatriz e o plátano" de Ilse Losa. Um livro para crianças que todos os adultos deveriam ler. E em particular os que governam as nossas cidades e o nosso país, pois trata da luta de uma menina, a Beatriz, contra as autoridades da sua cidade, que pretendiam cortar um velho plátano em nome da "modernidade" (outro sinónimo para as ditas requalificações tão comuns nas nossas cidades).

Como os melhores livros técnicos e guias de identificação, esta é uma obra que eu recomendo na biblioteca de todos os que amam as árvores; não para estar arrumada, mas antes para de forma periódica poder ser lida.


P.S. - Juntamente com a minha colega Célia, estamos a aproveitar as aulas de Área de Projecto com uma das nossas turmas, para explorar esta obra. Este trabalho culminará com a respectiva dramatização e apresentação perante toda a comunidade escolar.

No entanto, uma das primeiras tarefas que propusemos aos nossos alunos do 5º ano foi a escrita de uma carta a um Presidente de Câmara, apelando para que este não autorizasse o abate de um plátano. E é este conjunto de trabalhos que eu proponho para uma leitura atenta.


Bom fim-de-semana.

Sem comentários: