segunda-feira, janeiro 14, 2008

Os ulmeiros da minha infância

Ulmeiros (Ulmus minor Miller) - Guarda

Estes enormes ulmeiros (Ulmus minor Miller)*, onze no total, situam-se junto ao quartel da GNR e do Teatro Municipal da Guarda (TMG), bem no centro da cidade, formando uma alameda de elevado impacto visual.

* Em certa literatura, a espécie continua a ser referida como Ulmus procera Salisb.

A silhueta destes ulmeiros marca o perfil da zona alta da Guarda, sendo bem visíveis mesmo nos arredores da cidade, nomeadamente do lado nascente.

Na cidade da Guarda, para lá dos disparates habituais nas urbes nacionais no que concerne a podas, existem belos exemplares arbóreos, como os que se situam na Cerca do Hospital Sousa Martins (e que, pela sua importância, merecem um destaque particular).

No entanto, estes ulmeiros têm para mim um valor sentimental inigualável, por serem as árvores que eu admirava das janelas da casa dos meus tios quando, na minha infância, passava o Natal na Guarda.

Independentemente destas considerações mais emotivas e pessoais, estamos perante um conjunto arbóreo que merece ser preservado e classificado, assim queiram as gentes da mais alta das cidades portuguesas.


Ulmeiros (Ulmus minor Miller) - Guarda


Sem comentários: