sexta-feira, novembro 23, 2007

O freixo-europeu

Fraxinus excelsior L. (Valle de Lago, Astúrias)

O freixo-europeu (Fraxinus excelsior L.) é uma árvore caducifólia que pode atingir os 30 m, comum em toda a Europa, preferindo os solos profundos e húmidos.

Apesar de não existir um consenso entre a comunidade científica, esta espécie é actualmente considerada como não sendo autóctone no nosso país.

Fraxinus excelsior L. (pormenor das folhas)


As folhas têm entre 20 a 35 cm, com 9 a 13 folíolos de 5 a 10 cm de comprimento cada, de cor verde brilhante (na página superior) e de cor mais clara na página inferior (com numerosos pêlos esbranquiçados junto à base da nervura principal).

O freixo-europeu possui um ritidoma cinzento-claro, liso de início, mas que se vai tornando fissurado com o passar dos anos (como se pode observar na imagem seguinte).

Fraxinus excelsior L. (pormenor do tronco)

1 comentário:

Anónimo disse...

DICA: As folhas de freixo são fáceis de colher. Deixe-as murchar um pouco antes de as esmagar ligeiramente com um pouco de água, seque-as com um pano da louça e depois pendure-as em local quente.
APLICAÇÕES: O chá de freixo estimula os rins sem causar irritações. O consequente aumenta de funcionamento dos rins assegura a excreção dos produtos nocivos como o ácido úrico. Por esta razão, o chá de freixo é recomendado nos casos de gota e reumatismo. O chá tem também fama de limpar o sangue e pode igualmente ser usado como laxante suave.CHÁ: Ferva 1 colher de chá de folhas secas de freixo em 1 chávena de água, durante uns 3 minutos e depois coe. Para tratar da gota ou reumatismo beba 2 chávenas de chá ao longo do dia, pelo menos durante quinze dias.