sexta-feira, agosto 17, 2007

A sequóia do Sabugal

Sequóia-gigante [Sequoiadendron giganteum (Lindl.) Buchh.] - Sabugal (vista a partir do castelo)

Há poucas árvores que nos façam suster a respiração de espanto...acreditem, esta é uma delas! É absolutamente colossal e, se a puderem visitar um destes dias, irão ver que não estou a exagerar.

Trata-se de uma
sequóia-gigante [Sequoiadendron giganteum (Lindl.) Buchh.] que fica situada na vila do Sabugal (distrito da Guarda), num belo recanto verde entre o museu local e o rio Côa.
Desta sequóia já falava Ernesto Goes no Árvores Monumentais de Portugal, mencionando para ela uma altura de 30 m e um perímetro à altura do peito (P.A.P.) de 5,65 m [é bom recordar que a publicação deste livro data de 1984].

É uma árvore que merecia estar classificada como sendo de interesse público e figurar obrigatoriamente dos roteiros de visita de todos os amantes de árvores.


Sequóia-gigante [Sequoiadendron giganteum (Lindl.) Buchh.] - Sabugal

A esta espécie pertence aquela que é, porventura, a mais famosa de todas as sequóias, o General Sherman. Esta sequóia californiana tem 84 m de altura para uma idade estimada de mais de 2000 anos.
No entanto, se pensarmos que esta sequóia do Sabugal terá pouco mais do que 100 anos* teremos que admitir que são medidas impressionantes para um exemplar ainda jovem (considerando a longevidade desta espécie).

* É uma estimativa que faço tendo em conta existir em Trancoso um outro exemplar desta espécie com um valor de PAP semelhante e que se sabe ter sido plantado em 1896. Na cidade da Guarda existem mais de 50 exemplares classificados desta espécie, no Parque do ex-Sanatório Sousa Martins, e que devem também ter sido plantados em finais do século XIX/princípios do século XX.

Sequóia-gigante [Sequoiadendron giganteum (Lindl.) Buchh.] - Sabugal

Nota: A sequóia existente na Covilhã (de que falei aqui e aqui) pertence a outra espécie [Sequoia sempervirens (D. Don) Endl.], à qual pertencem as actuais recordistas em altura de entre todas as árvores do planeta (a mais alta das quais deverá ser um exemplar designado por Hyperion, situado no Redwood National Park na Califórnia, e que possui uns inimagináveis 115 m de altura).

5 comentários:

Portugal Notável (Castela) disse...

É sem dúvida um exemplar magnífico, em breve irei vista-la e poderá ser mais um motivo de interesse turísitico para o Sabugal.

Anónimo disse...

O Brasil deveria ter um programa para incrementação de plantio da sequoia. Se ela é tão grossa e rija que permite uma passagem de veículos, ainda que a longo prazo, poderia ser uma alternativa de vida, produção de móveis e outras utilidades em um futuro longínquo, que permita o seu desenvolvimento máximo.

LX Projectos disse...

Caro Pedro,

Autorizaria um website americano a publicar as suas fotos da sequóia do Sabugal? (com devia referência ao nome/autor das fotos)

Eles tem uma Galeria Europeia de sequóias, na qual Portugal infelizmente ainda não consta.

Obrigado

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Autorização concedida. Obrigado.

Lx disse...

http://www.giant-sequoia.com/gallery/europe/portugal/

Obrigado mais uma vez! ;)