sexta-feira, agosto 31, 2007

O carvalho da Senhora dos Verdes (Manteigas)

Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Manteigas

Este carvalho-alvarinho ou roble (Quercus robur L.) situa-se na vila de Manteigas, mais concretamente no lugar da Senhora dos Verdes.

Apresenta hoje, lamentavelmente, um aspecto decrépito, para o qual não conheço a justificação. É que em 1984, data da edição do Árvores Monumentais de Portugal de Ernesto Goes, era considerado um dos melhores exemplares conhecidos no nosso país, estando à altura classificado como árvore de interesse público (estatuto que entretanto perdeu).

Possuía à data da edição da referida obra, as seguintes dimensões:

Altura = 24 m
Perímetro do tronco à altura do peito (P.A.P.) = 4,68 m
Diâmetro de copa = 28 m


Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Manteigas

É uma pena vê-lo hoje assim, lutando pela vida, amputado da sua monumentalidade.

Numa bomba de gasolina próxima a este local, existe uma imagem antiga, ainda a preto e branco, que o retrata no seu auge (pleno de vigor vegetativo).

Como é óbvio, agradecia que alguém de Manteigas pudesse acrescentar mais algum pormenor sobre esta árvore, nomeadamente sobre as possíveis causas que, em pouco mais de 20 anos, o conduziram à presente situação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.
Sou Manteiguense e pelo que sei e poderá não ser verdade o que aconteçeu a este carvalho foi uma tentativa de corte devido a sua localização (meio da estrada). Como já referi não tenho a certeza mas irei pesquisar.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro anónimo,

Obrigado pelo seu comentário e pela informação que partilhou comigo e com os demais leitores.

Há situações, e esta seria uma delas, em que a monumentalidade da árvore deveria ter sido preservada, conjuntamente com a segurança rodoviária.

P.S.- Agradeço qualquer informação complementar que consiga pesquisar.