sexta-feira, julho 27, 2007

Silly season

"Terrina"...perdão, Marina de Albufeira

O jornal Tal & Qual lançou uma iniciativa designada "As (7) Grandes Aberrações de Portugal" - está tudo neste blogue.

No referido blogue, algumas personalidades públicas são convidadas a votar nas suas 7 aberrações nacionais. Hoje foi a vez de Elidérico Viegas, Presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

As suas escolhas foram as seguintes:

1. Obras inacabadas da Fortaleza de Sagres
2. Prédio Coutinho
3. Frente ribeirinha de Lisboa, uma cidade de costas para o rio
4. Projecto do aeroporto da Ota
5. TGV Lisboa/Porto
6. A não realização da barragem de Foz Côa
7. Políticas de ordenamento do território que promovem a desertificação e desigualdades.

Então o Sr. Presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve considera que a única aberração do Algarve são as obras inacabadas da Fortaleza de Sagres?!
E que tal todo o litoral de Portimão a Faro? Armação de Pêra, Albufeira ou Quarteira serão na Andaluzia?

O prédio Coutinho em Viana do Castelo? O Sr. Presidente já foi a Viana?! Considera que o problema da falta de enquadramento do prédio Coutinho é comparável ao das dezenas de mamarrachos da Praia da Rocha?

E aquele campo de golfe em Alcantarilha implantado nos melhores terrenos agrícolas do Algarve? E as dezenas de campos de golfe (na realidade, TODOS excepto o dos Salgados) que não utilizam "água reciclada" para rega?

O que incomoda o senhor é a não construção da Barragem de Foz Côa?! Mais valia que se incomodasse com a construção da de Odelouca. Ah, desculpe, ingenuidade a minha, aqueles campos de golfe e os que estarão para vir precisarão da água de Odelouca...que todos nós ajudaremos a pagar!

Por último, num apontamento de requintado humor, o senhor Presidente refere como aberração do nosso país as "Políticas de ordenamento do território que promovem a desertificação e desigualdades"...aqui, mais uma vez peço desculpas, mas tive que me rir à gargalhada.
Em relação às políticas que favorecem a desertificação, não estará o Sr. Presidente a falar do seu próprio Algarve e de todas as medidas que têm nestes últimos anos conduzido à concentração da população no litoral e esvaziado o interior da região?

Desculpe, ingenuidade a minha, esqueci-me que para os senhores o Algarve é só aquela franja encostada ao mar...

2 comentários:

Manuel Ramos disse...

Grande Pedro!
As escolhas de Elidérico Viegas não podiam ser, realmente, mais elucidativas do que é a visão destes senhores sobre desenvolvimento e aberrações. As que refere também o são, mas a sua "priorização" diz tudo. Bem como as mordazes críticas que tu lhes fazes...

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Grande Manel,

Sabia que o teu comentário não poderia faltar. Estas coisas doem porque também já sinto o Algarve como "meu"...

Um abraço e boas férias.