quarta-feira, julho 25, 2007

Curtas

Parque Natural da Ria Formosa

- Decorre em Olhão, de 26 a 29 de Julho, a II Edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente;



- Pelo Cântaro Zangado fiquei a saber que o José Maria Saraiva dos Amigos da Serra da Estrela irá receber na próxima sexta-feira, na Mãe D'Água das Amoreiras em Lisboa, o Prémio Nacional de Ambiente 2006/2007 atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.


Um justo prémio ao principal dinamizador da iniciativa "Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela", que conseguiu mexer com a sociedade civil e arrastar outras entidades para uma iniciativa louvável na sua dupla vertente de recuperação de habitats e de educação ambiental. Parabéns!



- Pelo Ecosfera chega-nos a notícia de que se irá iniciar em breve, na Zona Industrial do Monte da Barca (Coruche), a construção do Observatório do Sobreiro e da Cortiça. Será desta que a investigação relativa ao sobreiro e à cortiça terá o destaque que merece?

Sobreiro (Quercus suber L.) da Herdade de Pai Anes, Póvoa de Meadas - fotografia do blogue Geogra(ph)ias

E já que se fala de sobreiros, queria chamar a atenção para o alerta do blogue Geogra(ph)ias; o autor deste blogue, António José Cebola, alerta para o estado de conservação do sobreiro da Herdade de Pai Anes (Póvoa de Meadas, concelho de Castelo de Vide).


Este sobreiro que Ernesto Goes, no livro "Árvores Monumentais de Portugal", classifica como "...o mais espectacular do país (...)", possui mais de 7 m de P.A.P e um copa com mais de 30 m de diâmetro (apesar de ter perdido algumas pernadas durante o ciclone de 1941). Este sobreiro há muitos anos que não é descortiçado dando a impressão de estar revestido pela cortiça virgem. Está classificado como árvore de interesse público desde Novembro de 1993.



Será que nada poderá ser feito para salvar este monumento vivo? Será o mal que afecta esta árvore irreversível ou, pelo contrário, será passível de ser tratado por técnicos especializados, concedendo mais algum tempo de vida a este sobreiro? Recordo que o espectacular carvalho de Calvos foi intervencionado no passado (tendo-lhe sido amputado um ramo que possuía um cancro que se estava a propagar a toda a árvore), tendo sido possível, deste modo, não apenas salvá-lo mas fazer com que recuperasse todo o seu vigor.


Não estou a sugerir que esse seja o problema (e, logo, a solução) para o sobreiro de Pai Anes, mas será que alguém se importará em investigar o que pode ser feito por esta árvore?


- Pelo Ondas 3 (que apesar de estar pela América continua muito bem informado!..), fiquei a saber que o projecto Invader (Plantas Invasoras em Portugal) acaba de disponibilizar (através de download gratuito) um conjunto de fichas que incluem, além de fotografias e breves descrições morfológicas para cada espécie, algumas metodologias de controlo e outra informação considerada relevante.

Sem comentários: