domingo, julho 15, 2007

As oliveiras de Pedras D'el Rei





Visitar Tavira, para quem gosta de árvores, implica uma visita ao aldeamento turístico de Pedras D'el Rei. Foi isso mesmo que eu e o caçador de árvores, Miguel Rodrigues, fizemos no Domingo passado.

Neste aldeamento situa-se uma magnífica oliveira (Olea europaea L.), classificada desde 1984 (ver as duas fotografias anteriores).

As medidas que obtivemos para este exemplar são impressionantes, sobretudo a do perímetro à altura do peito (P.A.P.):

Altura = 9 m

P.A.P. = 7,8 m

Diâmetro da copa = 9,8 m

Estima-se* que esta árvore tenha cerca de 2 000 anos de idade. Esta oliveira é, sem sombra de dúvida, uma das árvores mais extraordinárias que já pude observar. Não podemos deixar de nos sentir muito pequeninos perante este monumento vivo com dois milénios.

*através dos métodos dos carbonos 12 e 14.





Perto desta oliveira existe um outro exemplar (ver foto acima) com dimensões igualmente notáveis e que justificaria, com inteira justiça, o estatuto de árvore de interesse público.


O P.A.P. ronda os 6 m (ficando atrás da sua irmã classificada) mas supera-a em altura (11 m) e no diâmetro da copa (11,7 m). Para quando a sua classificação?



Existem outras oliveiras interessantes neste aldeamento, nomeadamente a que se situa junto à piscina (ver foto anterior).

3 comentários:

Paulo disse...

É mesmo caso para nos sentirmos pequeninos perante tamanha grandiosidade.

Paulo J. Mendes disse...

É quase inacreditável que se possa estar lado a lado com um ser vivo com 2000 anos!

ljma disse...

Dois mil anos, caramba! Não sabia que tínhamos no nosso território árvores tão antigas!