sábado, fevereiro 17, 2007

Viver a Serra Algarvia

Fiquei a conhecer, por intermédio do meu colega Manuel Ramos, a Viver Serra (Associação para a Protecção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio).

Os objectivos desta associação, que incluem a intenção de estabelecer com o CEAI (Centro de Estudos da Avifauna Ibérica) uma parceria no âmbito de um projecto LIFE para a conservação da Águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus) no Sul de Portugal, vêm demonstrar que começa a existir uma mudança de mentalidade entre os produtores florestais desta país.

Por outras palavras, que inerente à floresta deve estar a protecção dos ecossistemas pré-existentes. O que parecendo uma constatação do mais elementar, está longe de ser a regra na generalidade do território, onde se aplicou, ao longo das últimas décadas, uma política de total desordenamento florestal, baseada em espécies de crescimento rápido (com escassa, ou nula, capacidade para resistir aos incêndios florestais).

E, claro que tudo isto foi executado sem pensar nos resultados dessa mesma política ao nível do ambiente (na biodiversidade, nos cursos de água, nos solos, etc.), na fixação das populações e defesa dos seus modos de subsistência ancestrais e mesma na sustentabilidade económica desse tipo de florestação a médio/longo prazo (note-se, por exemplo, as dificuldades que a indústria nacional de celulose atravessa, para obter toda a madeira de eucalipto de que necessita - ver aqui).

1 comentário:

Manuel Ramos disse...

Obrigado, Pedro, pela referência. Já agora peço-te o favor: faz a referência ao link directo da página: www.viverserra.org
Obrigado e um abraço.