quinta-feira, outubro 12, 2006

Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela

Foi criada pela Associação de Desportos Aventura Desnível, a ASE (Associação Cultural "Amigos da Serra da Estrela"), a Liga para a Protecção da Natureza e a Quercus—Associação Nacional de Protecção da Natureza , a Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE), à qual já aderiram alguns cidadãos a título individual (o autor deste blog incluído).

Nota: para já não dispõem de morada física, nem na internet, solicitando apenas que as pessoas os contactem por correio electrónico, para padesse@gmail.com , caso queiram aderir a este movimento que visa, entre outros objectivos, reflectir sobre a forma de conciliar a preservação dos habitats serranos com um desenvolvimento sustentado, que não se alicerce no enriquecimento de alguns à custa do empobrecimento de um património que é de todos!


E, porque falamos de património, é minha opinião que uma das principais iniciativas deste fórum de reflexão deverá ser a de, dentro das suas possibilidades, dinamizar o início de um processo que sustente a classificação do Vale Glaciar do Zêzere como Património da Humanidade! Como já escrevi aqui, pese embora todos os atentados a quem tem estado sujeito, este é o verdadeiro coração da Estrela e a união de esforços em seu redor seria um bom teste para saber se estamos todos dispostos a remar na mesma direcção!

Penso que, entre muitas outras colaborações, seria indispensável arrastar para esta causa as instituições de ensino superior, como a U.B.I. e outras instituições, como a Associação de Produtores Florestais do Paul que, nos últimos anos, fruto de um trabalho no âmbito do programa europeu Life, veio dinamizar a protecção de habitats ameçados, como os cervunais e os bosques de teixo!

Ninguém é dono da serra e muito menos a turistrela!

Sem comentários: