segunda-feira, outubro 16, 2006

1 milhão de carvalhos

Este texto é apenas mais um, no seguimento do que já li no Cântaro Zangado , sobre o projecto da ASE (Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela) que prentende dinamizar a reflorestação da Serra da Estrela, com a sua espécie arbórea mais significativa, o carvalho-negral (Quercus pyrenaica Willd.) ; ver a ligação aqui.

Esta espécie de folha caduca (ou marcescente, em certas condições) seria a espécie mais significativa da Serra da Estrela, sobretudo acima dos 800 m de altitude. No entanto, diversos factores, como os incêndios e a florestação com outras espécies (em particular com o castanheiro, o pinheiro-bravo e outras coníferas), tornaram esta espécie praticamente residual dentro dos limites do Parque Natural.

No entanto, fora dos limites do Parque, ainda encontramos alguns carvalhais; como estou quase sempre no Algarve, não me vai ser possível participar de forma activa nesta actividade, mas deixo a sugestão de alguns sítios para apanhar bolotas:
- Guarda (na zona compreendida entre a estação e as aldeias de João Bragal; junto ao Intermarché também existem bons exemplares bem como junto às nacionais para o Sabugal e Pinhel).
- Belmonte (na Serra da Boa Esperança, na vertente virada para Orjais e Vale Formoso; na zona de Caria);
- Fundão (em praticamente todas as freguesias a norte da Gardunha);
- Covilhã (próximo do aeródromo e zonas limítrofes com o concelho de Belmonte; na própria cidade há um bom exemplar junto à rotunda do Hotel Sta. Eufêmia);
- Manteigas (na encosta da Pousada de S. Lourenço).


Devo acrescentar que, com a colaboração das escolas da região, o Parque Nacional da Peneda-Gerês tem vindo a desenvolver a "Operação Bolota"; nesta iniciativa, técnicos do Parque acompanham professores e alunos na tarefa de recolha de bolotas que serão posteriormente plantadas nas escolas. No ano seguinte, os alunos irão transplantar as plantas para zonas escolhidas dentro do Parque Nacional. Penso que os diversos benefícios de uma actividade como esta são inúmeros e poderiam facilmente ser replicados na Serra da Estrela. Estamos à espera de quê?

Espero por tudo isto, que esta iniciativa da ASE tenho o apoio do Parque Natural da Serra da Estrela e a colaboração activa de todos os cidadãos, nomeadamente dos mais novos através das respectivas escolas. Tem tudo para dar certo...mão à obra!

3 comentários:

ljma disse...

Não sou eu o mais indicado para falar pela iniciativa, mas creio que o PNSE é uma das entidades apoiantes (das mais significativas, quanto a mim).

TPais disse...

Mais pormenores da iniciativa podem ser encontrados aqui:
www.ase.serradaestrela.com

Anónimo disse...

Os quercus são essenciais para a serra,mas ainda mais importante é ordenamento florestal e criar propostas de ordenamento para recreio.