domingo, agosto 13, 2006

Porque hoje é Domingo...não vou falar de incêndios!

A propósito do lince-ibérico (Lynx pardinus) que, recordemos, é o felino mais ameçado de extinção em todo o mundo, parece começar a ganhar contornos mais definidos a possível reintrodução desta espécie na Reserva Natural da Serra da Malcata.
Segundo vários jornais nacionais, o "Grupo de Reintrodução do Lince-Ibérico" já terá aprovado (em definitivo ?) a criação de um centro de reprodução na Malcata, semelhante ao centro "El Acebuche" do Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia (Espanha). Embora algumas projecções (optimistas?) apontem para 2007/08 como data provável de arranque deste projecto em território nacional, a verdade é que tal depende do sucesso do centro de reprodução em cativeiro instalado no país vizinho.
Do lado nacional, por sua vez, é necessário que se reúnam uma série de requisitos, não apenas do próprio centro de reprodução, mas também da recuperação das populações de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) na Serra da Malcata, factor imprescindível ao sucesso de uma futura reintrodução do lince neste espaço natural.

Sem euforias, porque a situação da espécie continua a ser dramática, nem optimismos exagerados, celebremos a possibilidade de voltarmos a ver este felino na Malcata, o que até há bem pouco tempo parecia impossível.

E já agora, (caso contrário seria trucidado pelo meu amigo Miguel Rodrigues), aqui fica a sugestão...tornem-se úteis nesta causa, participem em http://www.soslynx.org/



Primeiras crias de lince-ibérico nascidas em cativeiro

Sem comentários: